sexta-feira, fevereiro 18

Operação da polícia fecha 52 ferros-velhos em Goiânia

Po­li­ci­ais da De­le­ga­cia Es­ta­du­al de Re­pres­são a Fur­tos e Rou­bos de Ve­í­cu­los Au­to­mo­to­res (DERFRVA) in­ter­di­ta­ram on­tem 52 fer­ros-ve­lhos que fun­cio­na­vam sem al­va­rá de fun­cio­na­men­to ou com o do­cu­men­to ven­ci­do.  A ação, que acon­te­ceu du­ran­te a ma­nhã, per­cor­reu 80 es­ta­be­le­ci­men­tos pre­vi­a­men­te le­van­ta­dos pe­lo Gru­po de Ação In­te­gra­da (GAI) da especializada. O tra­ba­lho te­ve iní­cio em ja­nei­ro e in­di­cou que, das 600 lo­jas exis­ten­tes na Ca­pi­tal, 15% es­tão ir­re­gu­la­res. 

A fis­ca­li­za­ção foi fei­ta nos fer­ros ve­lhos da Vi­la Mauá, Ca­naã e Adé­lia, re­gi­ão on­de se con­cen­tra o mai­or nú­me­ro de es­ta­be­le­ci­men­tos que ven­dem pe­ças au­to­mo­ti­vas usa­das. Se­gun­do in­for­mou o de­le­ga­do Ed­val­do Fé­lix do Nas­ci­men­to, a ação tam­bém o­correu pa­ra evi­tar a cir­cu­la­ção de pe­ças de ve­í­cu­los rou­ba­dos. Ele acre­di­ta que a ven­da de aces­só­rios ile­gais te­ve di­mi­nu­i­ção a par­tir do mo­men­to em que o GAI pas­­sou a atu­ar efe­ti­va­men­te no lo­cal. “Ho­je os ve­í­cu­los rou­ba­dos são clo­na­dos e não mais le­va­dos a des­man­ches pa­ra as pe­ças se­rem re­pas­sa­das aos fer­ros ve­lhos.”

Por is­so, os aces­só­rios usa­dos são re­pas­sa­dos com no­ta fis­cal ex­pe­di­da em São Pau­lo. “São no­tas le­gais, não te­mos co­mo com­pro­var se são ad­vin­das de rou­bos de ve­í­cu­los de ou­tros Es­ta­dos.” Mes­mo com a di­mi­nu­i­ção, o nú­me­ro de car­ros rou­ba­dos não re­du­ziu. Pa­ra Ed­val­do, a ex­pli­ca­ção es­tá no au­men­to da po­pu­la­ção e da fro­ta de ve­í­cu­los.   

Re­por­ta­gem pu­bli­ca­da na edi­ção de ter­ça-fei­ra do O HOJE des­ta­cou que três de cada dez ve­í­cu­los rou­ba­dos ou fur­ta­dos em Go­i­â­nia não são re­cu­pe­ra­dos pe­la po­lí­cia. Os au­to­mó­veis não re­cu­pe­ra­dos nor­mal­men­te são clo­na­dos e pos­te­rior­men­te re­ven­di­dos na Ca­pi­tal ou in­te­ri­or co­mo ve­í­cu­los po­pu­lar­men­te co­nhe­ci­dos co­mo “fi­nan” – fi­nan­cia­men­to em no­me de la­ran­jas. 

Li­cen­cia­men­to 
Ed­val­do ex­pli­cou que to­dos os pro­pri­e­tá­rios de fer­ros ve­lhos têm co­nhe­ci­men­to da exi­gên­cia do li­cen­cia­men­to, no en­tan­to, mui­tos ain­da pre­fe­rem tra­ba­lhar ir­re­gu­lar­men­te. Os do­nos do co­mér­cio ile­gal che­ga­ram a ser no­ti­fi­ca­dos, mas ape­nas seis com­pa­re­ce­ram à de­le­ga­cia pa­ra re­gu­la­ri­zar a do­cu­men­ta­ção da ação da po­lí­cia.   

“O cer­to se­ria eles da­rem en­tra­da na do­cu­men­ta­ção an­tes de abri­rem o co­mér­cio, mas na re­a­li­da­de is­so não acon­te­ce. Só pro­cu­ram to­mar me­di­das após a po­lí­cia ir até o lo­cal, vis­to­riar e in­ter­di­tar a lo­ja”, con­tou. 

As vis­to­ri­as e in­ter­di­ções fo­ram re­a­li­za­das em cum­pri­men­to à Lei es­ta­du­al 14.371, de 2002, que obri­ga os es­ta­be­le­ci­men­tos a te­rem al­va­rá de fun­cio­na­men­to ex­pe­di­do pe­la de­le­ga­cia, além da do­cu­men­ta­ção exi­gi­da pe­la Pre­fei­tu­ra de Go­i­â­nia e a li­be­ra­ção do De­par­ta­men­to Es­ta­du­al de Trân­si­to (De­tran) de Go­i­ás.  

Os pro­pri­e­tá­rios te­rão pra­zo de cin­co di­as pa­ra ca­das­tra­rem o es­ta­be­le­ci­men­to na de­le­ga­cia. Até a tar­de de on­tem 15 do­nos já ha­vi­am pro­cu­ra­do a Der­fra­va pa­ra efe­tu­ar a re­gu­la­ri­za­ção. A lei não es­ta­be­le­ce mul­ta aos pro­pri­e­tá­rios que atuam ir­re­gu­lar­men­te, mas um Ter­mo Cir­cun­stan­ci­a­do de Ocor­rên­cia (TCO) é aber­to ca­so o do­no con­ti­nue com a lo­ja em fun­cio­na­men­to. “Ele res­pon­de pe­lo cri­me de de­so­be­diên­cia. Já hou­ve ca­so on­de ti­ve de re­gis­trar três TCOs se­gui­dos pa­ra a mes­ma pes­soa. É ra­ro, mas ain­da acon­te­ce.” De acor­do com o de­le­ga­do, o cri­me de de­so­be­diên­cia é con­fi­gu­ra­do co­mo pe­na al­ter­na­ti­va. “Ge­ral­men­te a pe­na é a pres­ta­ção de ser­vi­ço so­ci­al ou do­a­ção de ces­tas bá­si­cas.”

FONTE: O Hoje

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