terça-feira, março 1

Polícia prende suspeitos de roubar tratores em São Roque (SP)

A Polícia Civil de São Paulo prendeu dois suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em roubo de retroescavadeiras em um sítio em São Roque (a 66 km de SP). Os suspeitos, de 33 e 31 anos, foram detidos na última sexta-feira (25), mas a prisão só foi divulgada na madrugada de hoje.

Policiais da 4ª Divecar (Delegacia de Repressão a Fraudes) do Deic (Departamento de Investigações sobre Crime Organizado) apreenderam uma retroescavadeira roubada, que o grupo tentava negociar com notas fiscais falsas.

As investigações começaram no ano passado quando três homens foram presos. Na ocasião, eles se envolveram no roubo de duas retroescavadeiras de uma empresa de terraplanagem em Campinas (a 93 km de SP). Um dos suspeitos trabalhava como operador de máquinas na mesma empresa. Segundo a polícia, ele contribuiu com as investigações e revelou os nomes dos demais criminosos.

A quadrilha costumava se aproximar de funcionários da possível vítima e conseguia detalhes sobre a localização das máquinas. Depois, os integrantes do grupo rendiam os motoristas do veículo que transportava as máquinas e os fazia reféns.

Um dos presos na sexta-feira é apontado como líder do grupo. Os dois suspeitos tinham várias passagens pela polícia. No momento da abordagem, ambos apresentaram documentos falsos e também serão indiciados por falsidade ideológica.

Em São Roque, os criminosos tentaram vender a retroescavadeira por metade do preço de mercado, a um comerciante local, que suspeitou da operação e acionou a polícia da cidade.

O delegado Paulo César Gasparoto, da DRFraudes, acredita que com a ação deve fazer diminuir o roubo desse tipo de equipamento. "É uma forma de garantir maior segurança aos funcionários de obras. Convocamos vítimas de vários crimes semelhantes ocorridos nas proximidades da capital e há expectativa de que os criminosos sejam reconhecidos em outras ações", diz Gasparoto.

FONTE: A Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário