segunda-feira, maio 2

Programa indica marcas de carros mais visadas e locais e hora da ação de bandidos.

A Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) conta, há um mês, com um novo sistema para combater roubo e furto de veículos: um programa de computador que, a partir do cruzamento de informações, indica as marcas de carros mais visadas pelos bandidos, os bairros e ruas com maior incidência de crime e até os horários preferidos pelos ladrões. Os policiais já sabem que os assaltantes preferem roubar Vectra, Astra e Meriva; atuam principalmente entre 20h e 23h; e que os roubos acontecem com mais frequência em Caxias, Macaé e Rio das Ostras. Na capital, em fevereiro, houve mais casos na área da Pavuna.

Segundo os policiais, as marcas preferidas são as de veículos mais espaçosos, que possam transportar um número maior de bandidos. Os mais furtados são Gol e Palio, levados depois para oficinas de desmanche. Já os furtos não acontecem em horários predeterminados, mas o levantamento mostra que são mais frequentes na Barra e em Botafogo.

O novo sistema foi desenvolvido pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj) especialmente para a DRFA. O programa elabora estatísticas e gráficos comparativos que ajudam nas investigações.

- O sistema tem ajudado e muito nas investigações. Em questão de segundos, temos um levantamento completo de tudo - disse o delegado da DRFA, Alexandre Magalhães, acrescentando que os índices mais recentes apontam para uma queda de 20% nos roubos e furtos de carros no estado.

O presidente do Proderj, Paulo Coelho, disse que a solução criada pelo órgão ajuda a DRFA a planejar ações preventivas.

- Com a tecnologia, pode-se planejar ações preventivas, racionalizar o uso do contingente, do tempo e de recursos. As blitz são direcionadas para os locais e horários de maior incidência de roubos e furtos - explicou, acrescentando que fica mais fácil para os órgãos de segurança acompanhar o deslocamento da mancha criminal.

FONTE: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário