terça-feira, julho 12

Força Nacional prende 5 por roubo de carro e tráfico no Entorno do DF.


Agentes da Força Nacional prenderam na madrugada deste domingo (10) cinco pessoas em Valparaíso (GO), no Entorno do Distrito Federal, suspeitas de roubo de carros e tráfico de drogas. Cinco veículos com chassis adulterados foram apreendidos. Com os suspeitos também foram apreendidos 13 gramas de cocaína e uma balança de precisão.

Todos os suspeitos presos estavam com documentos falsos. Eles devem responder por crime de receptação e tráfico de drogas. Somadas, as penas, em caso de condenação, podem chegar a 20 anos de prisão.

De acordo com balanço divulgado na última sexta-feira (8) pelo Ministério da Justiça, entre o dia 27 de abril – início das operações – e a última quinta-feira (7) os agentes da Força Nacional haviam apreendido 132 gramas de crack, 265 gramas de cocaína e 1,5 quilo de maconha.

Desde o início das ações no Entorno do DF, 50 pessoas foram presas em flagrante (incluindo as cinco prisões nesta madrugada) e 115 máquinas caça-níqueis e cerca de R$ 35 mil, apreendidos. Nos dois meses e meio de operações, 12.243 pessoas e 1.256 veículos de passeio foram revistados e abordados, seis foragidos recapturados e seis mandados judiciais cumpridos, segundo o ministério.
A Força Nacional foi enviada para combater a violência em algumas cidades do Entorno do Distrito Federal a pedido do governo de Goiás (veja vídeo ao lado). A corporação atua em Águas Lindas, Novo Gama, Luziânia, Valparaíso e Cidade Ocidental.

A região concentra alguns dos municípios com os maiores índices de assassinatos do país, alguns com taxas de 75 casos para cada grupo de 100 mil habitantes – a média nacional é de 24 para 100 mil.

Prazo da operação
No dia 22 de abril, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, responsável por autorizar a operação, afirmou ao G1 que os homens da Força Nacional agiriam no Entorno durante o tempo que fosse necessário.

“É uma situação transitória e vamos dialogar com o governo estadual para ver até quando será necessária a presença da Força Nacional. Mas enquanto for necessário, as tropas vão permanecer no Entorno da capital federal”, disse Cardoso na época.

FONTE: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário