quarta-feira, julho 13

São Paulo tem 537 carros roubados por dia.

Ao menos 537 veículos são furtados ou roubados diariamente em São Paulo. De janeiro a maio de 2011, foram 81.137 ocorrências contra 78.070 do mesmo período do ano passado. A informação é da CNSeg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização).

Nos cinco primeiros meses do ano, foram roubados 39 mil veículos na capital paulista. Já no mesmo período do ano passado, foram 38.182, o que corresponde a um aumento de 2,1%.

Em todo o Brasil, houve uma queda de 1,3% nos roubos e furtos. De janeiro a maio deste ano, 160.198 pessoas tiveram os veículos levados por assaltantes, enquanto no mesmo período do ano passado este número chegou a 162.338.

De acordo com a CNSeg, 47,17% dos veículos segurados furtados e roubados no país foram recuperados. Em São Paulo, dos 81.137 veículos levados pelos bandidos, 34.445 foram encontrados e devolvidos aos proprietários, 42,45% do total. Em Minas Gerais, este índice foi de 46,27%.

Santa Catarina foi o Estado que registrou maior aumento em furtos e roubos de carros. Pouco mais de 6.000 carros foram roubados neste ano, contra 5.243 no ano passado. Em Minas Gerais, nos cinco primeiros meses do ano passado, foram registrados 7.356 ocorrências desse tipo de crime no Estado, contra 7.740 em 2011, um aumento de 5,2%.

A capital mineira registrou alta de 16,7% nos casos de furtos e roubos de janeiro a maio em relação ao mesmo período de 2010. Entre as maiores cidades do país, Belo Horizonte foi a que teve o maior crescimento, totalizando 3.150 ocorrências, contra 2.698 registradas no ano anterior. Neste ano, 20 veículos segurados em média são alvos de criminosos diariamente.

Especialistas na área de segurança pública revelam que o crescimento na capital mineira é provocado pela falta de efetivo da Polícia Civil para combater as quadrilhas de furto e roubo e de desmanche de veículos. O perito Carlos Geraldo Aguiar, especialista na investigação em fraudes nos chassis, diz que é preciso localizar os receptadores.

- É preciso identificar as quadrilhas e os locais onde estes veículos são levados para serem desmontados. Há casos em que o carro recebe uma placa falsa para ser levado para os países da América do Sul, principalmente para o Paraguai, onde recebem um novo registro.

FONTE: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário