quarta-feira, julho 6

Polícia Militar Orienta: Dicas contra furto de veículos



Não tenha seu veículo furtado!  A Polícia Militar disponibiliza à população dicas que evitam o furto de veículo. Em sua maioria simples, os cuidados devem ser adotados no cotidiano, elevando-se assim o nível de segurança. As principais são:
•    Feche inteiramente o seu carro ao estacionar: mesmo que seja por alguns minutos ou que esteja na garagem de sua casa ou edifício;
•    Deixe seu carro em local seguro: estacione seu veículo em garagens ou estacionamentos credenciados, mesmo que por pequenos instantes, evite deixá-lo na rua;
•    Antes de estacionar, verifique se há pessoas em atitude suspeita: perca alguns segundos antes de estacionar, tenha certeza de que não tem ninguém esperando  a oportunidade para cometer um delito. Se visualizar alguém ligue 190, ou na mínima desconfiança, procure outro local mais seguro.
•    Não deixe no interior do veículo objetos que possam chamar a atenção de criminosos: os equipamentos de som são acessórios visados, prefira aparelhos com frente removível ou de bandeja. Ao estacionar, leve-o consigo, coloque-o embaixo do banco ou tranque-o no porta-malas;
•    Instale sistema de segurança em seu veículo: se possível, tenha sempre um sistema de segurança (travas mecânicas de pedais e volante, interruptores elétricos e de combustível, alarme, etc). Na falta desses sistemas de segurança, a retirada do cabo da bobina é uma alternativa interessante.
•    Nunca deixe as chaves no contato de seu carro: a distração de alguns segundos pode ser suficiente para a ação dos criminosos;
•    Evite estacionar seu veículo em local mal iluminado, isolado e de pouca movimentação: esses lugares facilitam a ação dos criminosos .
•    Todos os veículos estão sujeito a serem furtados: muitas pessoas acreditam que por possuírem um veículo mais antigo estão livres de serem vítimas de furto. Ao contrário de que se pensa, a maioria dos veículos furtados são veículos populares com mais de 10 anos de fabricação, sem seguro e sem dispositivo de segurança.
•    Cuidados especiais devem ser tomados com relação às motocicletas: notoriamente são veículos mais fáceis de serem furtados uma vez que a trava de segurança do guidão é facilmente rompida e a ignição é facilmente acionada por meio de “mixa”. O ideal é deixar sua motocicleta em estacionamento seguro. Os bolsões de estacionamento, ainda que seja uma alternativa de trânsito, não apresentam segurança, portanto, o mais seguro é instalar alarmes e travas mais seguras.
•    Se tiver seu veículo furtado, não pague “resgate”: o pedido de resgate é uma prática muito usada pelos criminosos em nossa região, que consiste no pedido de um valor de 20 a 30% do valor do veículo com a promessa de devolução. Ao pagar esse resgate você estará incentivando os criminosos a agirem novamente e não há garantia alguma de que você terá seu veículo novamente. Existem inúmeros casos em que a vítima, além de perder o veículo também perde o dinheiro do resgate. Confie na polícia, ao ser contatado pelo criminoso, acione o órgão onde efetuou o boletim de ocorrência.

FONTE: Folha da Estância

Nenhum comentário:

Postar um comentário